Redes Sociais


Goianésia - Cultura

Depois de Juscelândia, SECULT garante doação de tecido para 'fardas' das Congadas de Cafelândia

09/10/2017 12h47 | Atualizado em: 09/10/2017 12h48
Compartilhe

Tanto Juscelândia, quanto Cafelândia receberam apoio da Secretaria de Cultura para os festejos das Congadas deste ano. De igual modo, os festejos dos dois povoados receberam tecidos para produção das vestes, chamadas de fardas. 

Apoiando o folclore no município, a Secretaria Municipal de Cultura garantiu neste ano a doação de tecidos para confecção das chamadas "fardas", roupas que os dançadores das Congadas usam durante a encenação afrodescente.

Para Juscelândia, foram doados tecidos para três grupos de dançadores e para Cafelândia, os dois grupos existentes no povoado também receberam tecidos para confecção das roupas que foram usadas nos festejos deste ano que aconteceram entre os dias 22 e 25 de setembro.

TERNO DOS MOÇAMBICANOS

Para o grupo de dançadores "Moçambique", comandado por Helena Roque, foram doados 31 metros de tecido oxford liso, na cor branca para confecção de calças, 28 metros de georgete, liso, na cor branca para confecção de blusas e ainda 5 metros de cetim, sem elastado, na cor rosa claro para confecção de lenços.

TERNO DO CONGO

Para os dançadores do terno "Congo", grupo que enfeita o evento e garante a alegria da festa com ritmos contagiantes e que em Cafelândia é comandado pelo Capitão "Dito Roque", foram doados 31 metros de oxford, liso na cor verde para confecção de calças, 28 metros de georgete, liso na cor amarelo para confecção de camisas e ainda 2 metros de cetim, na cor rosa para faixas de enfeite.

"O nosso foclore é a raiz de nossa história. Manter essas tradições vivas é obrigação do município. Doamos as fardas para Juscelândia e também garantimos a doação para Cafelândia e ainda estamos apoiando a festa da Folia de Santo Reis que acontece no final deste ano. Um dos compromissos do nosso prefeito, Renato de Castro, durante a campanha política, foi de manter acesa e ainda incentivar nossos festejos e assim ele vem dando toda liberdade que para podemos fazer", disse Túlio Menezes - Secretário Municipal de Cultura de Goianésia.

Comente esta notícia